sexta-feira, 23 de julho de 2010

Trilha Sonora

Madrugadas sempre me parecerão incompletas se não houver trilha sonora.
Pode ser a sutileza do vento fazendo esvoaçar as folhas das árvores, pode ser o canto da cigarra ou pode até ser o suspiro da amada. Enfim... Há de ter algum barulho.

Porém, quando estou em casa sozinho, é fato irrevogável que alguma música me acompanhará durante a noite.
Dos mais variados tipos, é claro, mas sempre algo que me traga paz, que me traga bem-estar, e que me faça pensar.
Tenho essa curiosa mania de querer refletir durante a noite, e a música pode me ajudar nisso. Algumas músicas são incrivelmente introspectivas, extramemente reflexivas.

A minha mais frequente companhia chama-se 'Beirut'. Grupo indefinível. Só recomendo que ouçam. O hit 'elephant gun', assim como outras músicas menos conhecidas, como 'nantes', 'sunday smile', 'postcards from italy' são capazes de mudanças radicais no estado de espírito, tão radicais que chegam a me assustar frequentemente.

Outra boa pedida é 'Radiohead'. É uma mistura melancólica que me faz mergulhar em mim mesmo, para buscar respostas inexistentes.

'Pink Floyd' e sua incrível capacidade de nos fazer viajar sem mover um músculo me transporta para as mais belas paisagens do planeta. Basta o olho fechado, o ouvido atento e a mente vazia para alçar voo.

'Legião Urbana' e seu descontentamento social me transmitem a mesma indignação que, acredito eu, afligiam também Renato Russo.

Sufjan Stevens, Sigur Rós, Grizzly Bear, Alaska In Winter, Explosions in the Sky, Coldplay... São tantos artistas que, para mim, possuem a mesma finalidade: A de tranquilizar uma mente que as vezes é muito confusa e muito agitada.
Ajudam-me a organizar as coisas cá dentro da caixola e assim conseguir pensar mais tranquilamente, mais relaxado e mais ordenadamente.

Enfim, são sons ordenados em melodias que geram um efeito diferente em cada ser humano. Por isso é tão bela essa arte chamada música. E é esta arte que me acompanha hoje, e ontem, e também, provavelmente, amanhã.

Um comentário:

  1. Poucas pessoas conhecem Sigur Rós, Explosions in the Sky e até Beirut, pasme. Enfim, gostei do teu blog.

    ResponderExcluir